Acesse nosso portal

Blog EAD Vitória da Conquista

Como funciona a graduação a distância?

Postado por Cleiton Miranda on 15-09-2017 10:59

Graduacao a Distância

É cada vez maior o número de pessoas que hoje estão fazendo a modalidade de graduação a distância. Basta ter um computador com conexão para a internet, que não há mais necessidade de ir até a faculdade frequentar aulas.

Isso implica que, com o corre-corre do dia a dia, isso permite que seja possível administrar melhor o tempo dos estudos com o trabalho, outros compromissos, e até com o merecido descanso.

Quer saber como funciona essa modalidade de ensino e que facilidades ela traz? Siga com a leitura!

O que é a graduação a distância?

A graduação a distância é também conhecida como EAD (Ensino a Distância). No lugar de ter que assistir as aulas em uma sala de aula presencial como nas graduações mais tradicionais, a graduação a distância utiliza a maravilhosa tecnologia da internet para fornecer ao aluno aulas, conteúdos, materiais e discussões.

Este modelo não é completamente novo. Antes da internet, existiam diversas formas de Ensino a Distância, como o famoso Telecurso 2000. O aprendizado de forma não presencial também já foi feito por rádio e cartas. Já na era da tecnologia de comunicação de massa, o e-mail também foi um importante instrumento na transmissão de conhecimentos.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem

Com o avanço e disseminação da banda larga, hoje o conteúdo das aulas pode ser transmitido por meio de vídeos e outros materiais que são fornecidos pela plataforma on-line da instituição, chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Além de assistir às videoaulas, o aluno pode enviar e receber documentos, participar de fóruns de discussão com os colegas e tutores, tirar dúvidas, acessar uma variedade de conteúdos extra-aula e multimídias, etc. É possível também resolver as questões mais burocráticas como consultar mensalidades, baixar boletos, fazer solicitações à secretaria acadêmica, entre outras.

O que é exigido presencialmente?

As avaliações devem ser feitas presencialmente, por exigência do MEC, para garantir que é o aluno mesmo quem está sendo avaliado. Tais avaliações podem incluir provas, trabalhos em grupo ou individuais e seminários.

Ao final do curso, é também exigido a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser desenvolvido individualmente e apresentado a uma banca avaliadora, tal qual na graduação presencial.

Quais são as facilidades?

Na correria da rotina, muitas vezes é difícil conciliar horários de trabalho e estudos, até porque muitas vezes eles conflitam. Não há horários fixos para as aulas da graduação a distância: você pode assistir quando achar mais conveniente. Em vez de ter que ir até a faculdade, é possível assistir as aulas do seu computador em qualquer lugar que desejar.

Via de regra, é possível gerenciar o próprio tempo muito melhor, já que o curso está disponível 24 horas por dia e pode ser acessado no horário de melhor conveniência.

Não somente isso, mas a relação com os professores e tutores se dá de forma diferente da graduação presencial, uma vez que eles são orientados a responder mais frequentemente e diretamente aos alunos. Nesse sentido, a proximidade com os educadores pode ser até maior em alguns casos.

E a validade do diploma?

Como exigido pelo MEC, o conteúdo de uma graduação a distância é o mesmo de uma presencial. Isso quer dizer que você aprende os mesmos conhecimentos que alguém que adota o meio tradicional.

Igualmente, o diploma tem a mesma validade, e é reconhecido cada vez mais pelo mercado de trabalho, tendo-se em vista o mesmo rigor do ensino presencial na avaliação dos alunos.

 Conheça os Cursos EAD UNIT

Leia também: Ensino a distância ajuda a aliar, família, trabalho e estudos

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Topics: EAD

   
Nova call-to-action

Posts Recentes

Assinatura de e-mail do blog