Acesse nosso portal

Blog EAD Tobias Barreto

SEGUNDA GRADUAÇÃO OU UMA PÓS: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Postado por Willian Almeida on 26-02-2018 15:31

Quando o assunto é trabalho, não tem como prever o futuro. Assim como a economia, a configuração do mercado é constantemente alterada.

Muda o perfil exigido pelas empresas, a média salarial, a oferta, a procura. Por isso, não há uma resposta definitiva nem para quem já cursou uma graduação.

A escolha é sua, mas algumas orientações podem ajudá-lo!

Observe o mercado

Apesar da volatilidade do mercado, é possível prever as tendências das profissões. A modernização das carreiras é universal. Então, independentemente da sua escolha, nem a graduação e muito menos a especialização serão apenas mais um curso.

Em contrapartida, a estrutura da unidade de ensino está em constante evolução. O mesmo vale para o corpo docente e o currículo do curso.

As vantagens da segunda graduação

Um dos principais benefícios de cursar uma segunda graduação é a multidisciplinaridade. Atualmente, as instituições de ensino já desenvolvem projetos de extensão com a participação de estudantes de diferentes cursos. O mesmo pode ser aplicado no mercado de trabalho, onde o profissional tem mais bagagem para propor soluções disruptivas.

A formação complementar também aumenta o campo de atuação. Por exemplo, um profissional formado em Letras, ao interessar-se pela educação infantil, tem a opção de cursar Pedagogia.

Além disso, quem opta pelas vantagens da segunda graduação não necessariamente precisa investir de 4 a 6 anos em um bacharelado ou licenciatura. É possível eliminar muitas disciplinas.

A pós-graduação

Entre  segunda graduação e pós, a especialização é uma alternativa mais preocupada com o mercado em curto prazo. As especializações têm duração média de 18 meses e estão em constante mudança, atentas às sazonalidades. São cursos bastante práticos, mas também focados na criação de networking entre os estudantes, que já têm uma graduação. Muitos, inclusive, já atuam no mercado.

A carga horária também é desenvolvida e organizada para não entrar em conflito com o horário comercial. Portanto, é mais fácil de adaptar se você já estiver trabalhando.

Com uma especialização, o profissional pode direcionar sua carreira dentro da empresa onde trabalha. Um administrador, ao concluir um MBA em Marketing Estratégico e de Varejo, por exemplo, aumenta suas chances de assumir um cargo de diretoria nessa mesma empresa.

Segunda graduação ou pós?

Por um lado, a vantagem de ter duas graduações está no planejamento de carreira a longo prazo e na bagagem humanística, que pode ser aprimorada ao longo de um bacharelado ou licenciatura complementar.

A pós-graduação, contudo, gera resultados mais rápidos  e alinhados ao momento do mercado. É uma escolha interessante para quem precisa dar um up no currículo em menos tempo.

Independentemente da escolha, é bom lembrar: vasto conhecimento acadêmico nem sempre se traduz em experiência de mercado. Portanto, é importante buscar estágios e mais oportunidades para trabalhar na área que você estiver estudando.

A escolha é sua, mas a UNIT tem o que você precisa.

Willian Almeida

Escrito por Willian Almeida

Topics: Semipresencial