Acesse nosso portal
   

É impossível permanecer indiferente à Matemática. No colégio, a ciência dos números é o pesadelo de muitos alunos, ao passo que outros costumam tirar os cálculos de letra, independentemente da complexidade.

Para algumas pessoas, no entanto, essa afinidade com a área de exatas vai muito além de um hobby e se transforma em profissão. É o caso de quem escolhe a graduação em Matemática, oferecida nas modalidades bacharelado e licenciatura.

Se esta é a sua situação, é natural, que, em algum momento, você tenha se questionado sobre onde pode trabalhar. A resposta para essa pergunta nós trazemos no post de hoje!

A sala de aula

Não é preciso muito esforço para deduzir que esta foi a primeira possibilidade em que você pensou. E, de fato, as salas de aula absorvem a maior parte dos profissionais formados pelas faculdades.

Para assumir turmas na educação básica, que compreende os Ensinos Fundamental e Médio, é obrigatória a conclusão de uma licenciatura. Se a sua meta for lecionar em uma universidade, porém, deve ter terminado o mestrado ou doutorado.

E, de fato, a missão de lecionar é uma das mais nobres que existem: você, certamente, se apaixonou pela Matemática por influência de um ou mais professores, que transmitiram a você todo o encantamento pelo universo dos números.

Matemática computacional

Você adora matemática, mas tem certeza que não tem vocação para lecionar? Não tem problema! O campo de trabalho do matemático extrapola os muros da instituição de ensino.

Para todos que, além dos números, também são apaixonados pelo desenvolvimento da tecnologia, um caminho possível é a Matemática Computacional, que funde os conhecimentos desta disciplina com a informática.

O matemático é figura essencial nas pesquisas que visam tornar realidade os sonhos mais ambiciosos da humanidade, como, por exemplo, a concretização do teletransporte e o desenvolvimento da inteligência artificial. Basta lembrar, por exemplo, a infinidade de linguagens que se estruturam a partir do código binário, formado pelos algarismos 0 e 1.

Setor financeiro

Por fim, ressalta-se a importância da presença dos matemáticos nas instituições financeiras. Nos bancos, por exemplo, esse profissional pode integrar equipes multidisciplinares, que tem por objetivo calcular o percentual de risco antes de cada negociação.

Cita-se ainda a importância da matemática aplicada, que se apoia na utilização desta ciência para solucionar problemas de diferentes áreas do conhecimento. Para isso, os profissionais se baseiam em estatísticas para a aplicação de técnicas variadas.

Finalmente, como os números estão em todo lugar, uma consultoria profissional em empresas e indústrias também é válida. Nestes casos, ele deve utilizar seus conhecimentos para a implementação de modelos que otimizem a produção, aumentando a produtividade e diminuindo os custos.

Entendeu que, muito além da sala de aula, um matemático também pode exercer muitas outras funções? No final das contas, o resultado dessa equação é extremamente positivo para os profissionais que se dedicam. Mais além, o mercado demanda por colaboradores qualificados.

Para descobrir novas curiosidades e se encantar ainda mais por esse curso, baixe o nosso e-book de curso. Quando você aposta em informação, a probabilidade de errar na escolha da profissão é próxima de zero!

 

Vestibular 2018.1

Tópicos: universidade

Cleiton Miranda

Escrito por Cleiton Miranda

Recent Posts