Acesse nosso portal
   

 Antes de assumir ambas atribuições, pare por um instante e pense sobre como sua vida está organizada no momento. Preste atenção cuidadosamente as tarefas às quais você se realiza e analise o que é prioridade. Depois, siga essas dicas:

Você está preparado para estudar e trabalhar durante a graduação?

Se você não tem muito tempo livre, mas ainda assim quer ou precisa estudar, talvez o ensino a distância seja uma opção mais interessante para você. O curso superior online tem a mesma validade que a presencial, com a vantagem de poder ser feita do conforto do seu lar.

De outro modo, se você necessita de mais suporte para estudar e seu horário de trabalho permite frequentar um curso superior diariamente, a graduação presencial pode ser o que você busca.

Considere que não há um momento ideal para estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Tenha em vista suas responsabilidades e fale sobre o assunto com as pessoas mais próximas antes de tomar uma decisão.

estudar e trabalhar

Dicas para quem quer enfrentar o desafio

Agora que você já refletiu se está preparado para dar esse passo, nós temos algumas orientações para lhe dar.

1 - Organize-se

O primeiro passo para ter sucesso em qualquer coisa é organização. Sem o conhecimendo do que precisa ser feito, e quanto tempo você tem para se dedicar, fica difícil dar certo.

Use sempre uma agenda para anotar as datas importantes, como avaliações e entregas de trabalho. Evite confiar apenas na memória. Determine uma rotina contínua de estudos para revisar o que foi dado em sala de aula. Desta forma, você não deixa tudo para a última hora e mantém tudo em dia.

2 - Use a tecnologia como auxiliar

Quem trabalha e estuda simultaneamente sabe quanto o tempo é valioso. A tecnologia pode ser sua grande aliada, fazendo com que você economize tempo com as outras atividades.

Há diversos aplicativos de gerenciamento de tarefas que podem ajudá-lo, como o Trello e o Asana. Use seu tempo livre e teste qual funciona melhor para você.

3 - Evite deixar para depois

Se você é do tipo de pessoa que adia todas as coisas, mesmo que elas possam ser resolvidas rapidamente, está mais do que na hora de mudar essa postura. A procrastinação é um hábito que irá prejudicá-lo muito durante a faculdade, portanto, é importante eliminá-lo o quanto antes.

Estudar e trabalhar durante a graduação: como conciliar?

Se você chegou até aqui é possível que já seja capaz de avaliar se estudar e trabalhar durante a graduação é algo que serve para você. O segredo para administrar as duas coisas está em ser sincero e realista com a sua situação atual.

Vale lembrar que é importante avaliar seu nível de comprometimento. Se começar a estudar ou trabalhar for comprometer seu desempenho em uma das duas atividades, talvez isso não seja ideal para você.

Por fim, converse com aqueles que serão diretamente afetados por sua nova rotina. Quem tem filhos ou mora com os pais, por exemplo, pode precisar de mais apoio nessa nova caminhada.

Esse post foi útil para você? Então compartilhe-o no Facebook para ajudar seus amigos!

Leia também: Saiba como conseguir financiamento estudantil para sua graduação

Topics: Vestibular

Vitor Luz

Written by Vitor Luz