Acesse nosso portal
   

Quando chega a hora de escolher uma graduação, é comum perguntar-se sobre como está o mercado de trabalho, se a carreira dos seus sonhos está saturada ou ainda bater aquela dúvida se essa é a ocupação certa. No caso da Administração, essa é uma das áreas com maior número de profissionais no Brasil, por isso a incerteza pode ser ainda maior.

Mas, não se preocupe, essa é uma área muito boa para se trabalhar e algumas informações reunidas aqui vão lhe ajudar a definir se é a profissão para você. Confira!

O que esperar

Embora seja um dos o cursos que mais forme profissionais no Brasil, a Administração também é a área que mais emprega. Isso porque as possibilidades de atuação são muito amplas, adaptando-se a diferenças necessidades das firmas.

Pense em qualquer tipo de organização. Do pet-shop que fica na sua rua até as maiores corporações do país, independente do tipo de companhia, ela certamente emprega um administrador.

Também é um campo com salários atraentes. Claro que isso vai mudar conforme seu nível de experiência e tipo de empresa que o contratar. Mas, segundo o Site Nacional de Empregos (Sine), a média da remuneração costuma ser de R$2.300,00 podendo chegar até R$10.000,00.

O papel do administrador

Frequentemente encontra-se administradores desenvolvendo atividades em diversos departamentos de uma empresa, o que aumenta mais ainda a demanda por esse profissional. Os mais corriqueiros são os departamentos contábeis, financeiros, vendas, logística, gestão de processos, marketing, recursos humanos e tecnologia de informação.

Em cada um desses setores, a função vai variar, mas sua meta será sempre aplicar seus conhecimentos para que todo e qualquer processo aconteça da melhor forma possível. O administrador planeja as melhores estratégias para que a organização em que presta serviço obtenha lucros e se destaque no mercado.

É possível encontrar uma grande quantidade de vagas em empresas privadas, instituições publicas, comercialização de mercado de capitais e riscos e instituições financeiras, incluindo bancos.

Outras profissões não ocupam os cargos oferecidos?

Às vezes é possível encontrar profissionais com outras graduações em uma vaga direcionada para o administrador. Isso acontece porque algumas pessoas fazem especializações com ênfase na administração, mas não pense que sua vaga está ameaçada no mercado!

Não tenha medo, dedique-se e encontre o nicho que mais lhe agrada!

Torne-se um excelente profissional

Mesmo com o mercado favorável para o administrador, é muito importante que você procure maneiras para se destacar. Por isso, faça um plano de carreira e aproveite os programas disponíveis na própria universidade, desde projetos de pesquisa a estágios. O Centro Universitário Tiradentes oferta aos alunos e ex-alunos esse tipo de serviço através do Unit Carreiras.

Dessa maneira, você junta experiência desde o início da graduação, expandindo suas habilidades e colocando em prática aquilo que você aprende na sala de aula! Além disso, pesquise o que mais pode contribuir para a sua carreira, desde cursos de outros idiomas a possíveis especializações e pós-graduações na área.

Agora que você sabe que o mercado vale a pena, Administração é a carreira ideal para você? Conte pra gente nos comentários!

Leia também: Será que você foi feito para área de humanas?

Topics: Graduação

Vitor Luz

Written by Vitor Luz