Acesse nosso portal
   

Não é novidade a forma como as questões ambientais ganham espaço e repercussão na sociedade. A necessidade de ajustar áreas rurais e urbanas à sustentabilidade abre portas para que o curso de Engenharia Ambiental fique em evidência.

Entre as atribuições do engenheiro ambiental, podemos citar a gestão de recursos hídricos, desenvolvimento de soluções para recuperação de áreas desmatadas, destino correto para o lixo, entre outros projetos voltados ao meio ambiente e adequados à legislação.

Embora seja uma engenharia relativamente nova, vem ganhando respeito das áreas mais tradicionais, como a civil, a química, entre outras.

Vários conhecimentos em um só curso

Interdisciplinar, a faculdade de Engenharia Ambiental agrega conteúdos voltados às ciências humanas e biológicas. Cálculo, geometria, química, saúde e higiene são alguns dos itens estudantes na grade curricular.

Ainda assim, por se tratar de engenharia, é necessário que o futuro engenheiro tenha gosto pelos cálculos, se quiser ter destaque na profissão. A ampla formação é um diferencial do engenheiro ambiental.

Ao optar por essa graduação, o aluno precisa ter como norteador a consciência ecológica, pois em sua carreira será instigado a buscar soluções em prol do meio ambiente.

Na rotina desse profissional, um pouco de aventura é essencial. Conhecer os problemas de perto a fim de solucioná-los pede que o profissional coloque o pé no barro. Portanto, é indispensável gostar da natureza e ter boa comunicação, pois é viável que venha a integrar equipes com outros engenheiros, biólogos, entre outros.

engenharia ambiental

Carreira em crescimento

Toda construção que impacta o meio ambiente precisa da contratação de um engenheiro ambiental. O cenário brasileiro atual oferece oportunidades incríveis para quem escolhe essa área.

O Brasil conta com problemas sérios em algumas regiões referentes a recursos hídricos. Lugares como Sudeste normalmente contam com enchentes em algumas épocas do ano, o que deve ser resolvido com o auxílio de um engenheiro responsável pelo sistema de esgoto e escoamento dos rios.

Em outras localidades, como no Nordeste, o principal desafio é fazer um aproveitamento das águas mesmo em períodos de escassez de chuva. Para isso, é preciso que o profissional realize a análise do local e colabore para o desenvolvimento de soluções adequadas para o abastecimento de água.

A instalação de obras como hidrelétricas, que estão sendo introduzidas em todo o país, exige a avaliação de um engenheiro ambiental sobre as consequências desse tipo de construção na natureza. Os planos de investimentos no setor energético somente para 2017 passaram dos R$ 123 bilhões, no Brasil.

Vagas por toda parte

O setor industrial é o que mais absorve os engenheiros ambientais do mercado. Essas companhias precisam cumprir metas de sustentabilidade como a redução da taxa de emissão de carbono, por exemplo.

O reconhecimento como empresa sustentável é muito procurado e levado a sério, sempre ligadas nos consumidores que estão cada vez mais de olho às práticas das indústrias que produzem bens de consumo.

Além disso, o cumprimento da legislação ambiental evita multas e sanções que impactam consideravelmente os negócios, fazendo com que as empresas se conscientizem sobre a importância de se manterem niveladas às melhores práticas ambientais.

As melhores oportunidades encontradas por quem fez engenharia ambiental, geralmente, estão em empresas multinacionais, que já entendem há mais tempo a necessidade do profissional em um país rico em recursos naturais como o Brasil, e por isso, valorizam muito sua atuação.

Há boas perspectivas de trabalho, também, no setor público, com o objetivo de desenvolver projetos urbanos de saneamento. Organizações Não Governamentais (ONGs) também ofertam trabalhos para engenheiros atuarem em projetos voltados à sustentabilidade.

Para quem acabou de entrar no mercado e quer empreender, pode prestar consultoria ambiental em vários contextos. Empresas, prestadoras de serviços, áreas de construções e muitos outros que peçam a presença de alguém para realizar a gestão ambiental.

Topics: Graduação

Vitor Luz

Written by Vitor Luz